Log in

Curative Oncology Biosimilars

  • Home
  • Curative Oncology Biosimilars-PT

Abordar lacunas de conhecimento na utilização de biossimilares oncológicos curativos na Europa

A Organização Mundial da Saúde (OMS) previu um aumento de casos de cancro anuais dos 14 milhões, em 2012, para os 22 milhões, nas duas décadas seguintes. Com efeito, só no Reino Unido, a Macmillan Cancer Support calcula que quatro milhões de pessoas sofram atualmente de cancro. Estas estatísticas demonstram a enorme necessidade de proporcionar tratamento oncológico e recursos para responder à crescente incidência nos países de recursos limitados. Dada a sua relação de custo reduzido e eficácia equivalente, os biossimilares provavelmente virão a ser populares por toda a Europa.

Os enfermeiros estão na linha da frente dos cuidados e tratamentos oncológicos 

Como o grupo mais alargado de profissionais de cuidados de saúde no mundo, de cerca de 17 milhões no mundo inteiro, os enfermeiros são quem melhor pode educar os doentes e os cuidadores através de uma abordagem de parceria e cuidado individualizado, quando possível.

Porque é necessário este programa? 

É evidente que há lacunas a colmatar nas competências dos enfermeiros, nomeadamente no que se refere a compreender, servir, ensinar e apoiar os doentes e cuidadores (ref) que recebem biossimilares como classe de tratamento. Apesar de estes medicamentos serem utilizados no contexto de diversos tratamentos oncológicos, são escassos os recursos pedagógicos de sensibilização para estas terapias – portanto, torna-se cada vez mais urgente dispor de recursos pedagógicos que ajudem doentes e cuidadores a compreender os biossimilares como classe de tratamento.
 
A formação para enfermeiros na Europa continua a ser limitada e a formação em tratamento oncológico centra-se sobretudo nos agentes quimioterapêuticos mais instituídos. A utilização acrescida de biossimilares implica que os enfermeiros adquiram mais conhecimentos e competências acerca do perfil, das indicações e dos efeitos secundários desses medicamentos para prestarem assistência, apoio e educação aos doentes e respetivos cuidadores.
 
Este Programa Europeu de Formação de Formadores centra-se nas necessidades de formação dos enfermeiros visando ajudá-los a compreender as implicações do desenvolvimento dos medicamentos biossimilares, o seu potencial no tratamento e na cura do cancro, a sua administração, os perfis dos efeitos secundários e os requisitos pedagógicos.
 
A criação e a disseminação destes módulos de formação foi possível graças a uma bolsa da Pfizer.

Nota: a finalidade deste programa era desenvolver módulos de formação para Enfermeiros Oncológicos Europeus Uma vez que este programa foi lecionado virtualmente e disponibilizado online, quaisquer enfermeiros responsáveis de oncologia de qualquer região poderão ter-lhe acesso.

Objetivos do programa

A finalidade deste programa é proporcionar materiais e recursos de formação a enfermeiros responsáveis para alcançarem as seguintes finalidades nas suas regiões:

  1. Os enfermeiros oncológicos participarão mais na educação dos doentes que recebem medicamentos biossimilares e seus cuidadores
  2. O conhecimento sobre o impacto e a introdução dos biossimilares como tratamento oncológico será aumentado por toda a Europa
  3. Os enfermeiros oncológicos europeus demonstrarão cada vez mais conhecimentos e aplicarão cada vez mais conceitos e evidências associados à administração dos medicamentos biossimilares
  4. Os enfermeiros europeus aumentarão as atividades de «melhores práticas» com os doentes que recebem biossimilares e os seus cuidadores

Host A Workshop

Are you interested in hosting a training session on the use of Curative Oncology Biosimilars? Materials are available in different languages for your convenience below.

ISNCC Secretariat
Suite 710 - 1201 West Pender Street, Vancouver, BC V6E 2V2

© 2022 - ISNCC. All rights reserved.

Disclaimer

Powered by Wild Apricot Membership Software